PONTOS TURÍSTICOS


IGREJA DE SÃO MIGUEL DAS FIGURAS


Esta é a Igreja de São Miguel das Figuras que hoje infelizmente encontra-se em ruínas foi fundada em 1755 por Romão Gramacho e fica localizada no alto da Serra das Figuras, constitui-se um dos marcos divisórios entre os municípios de Jacobina, Caém, Saúde e Mirangaba.(Bahia). São poucos os registro sobre a história da Igreja de São Miguel Arcanjo ( Igreja das Figuras) sabe-se que foi construída a mando de seu fundador Romão Gramacho para cumprir uma promessa por graça alcançada. Fala-se que o senhor Romão Gramacho era garimpeiro explorava ouro na região populares mais antigos que conheceram a igreja quando ainda estava de pé contam que o interior da igreja era completamente coberto de ouro desde os portões a santos etc. Maior parte dos registros encontra-se na memória deste povo muitos hoje já com mais de 80 anos.
Fonte: Diário da Chapada (fotos Rubimael, Ratinho e Arquivos)
VEJA + FOTOS DA IGREJA AQUI




GRUTA DE SANTO ANTÔNIO (TAQUARENDI)


Turismo religioso e científico
No município de Mirangaba, às margens do Rio Preto, um dos principais tributários do Rio Salitre, nas imediações da localidade conhecida como Volta da Serra em Taquarendi, tem com certeza uma das mais belas grutas do Brasil, e de fácil acesso.
Segundo os estudos feitos pelo prof. Carlos, dos Sítios de Pinturas Rupestres do Salitre, a Gruta de Santo Antônio é um dos mais importantes sítios arqueológicos da Bacia, tendo em seu teto algumas pinturas rupestres que segundo o estudo poderá ter de 4 a 10 mil anos.
Segundo pesquisas, os povos Tupiná - povo indígena extinto do tronco linguístico tupi, que habitava as regiões situadas entre os rios Jacaré, Salitre, Paraguaçu e Itapicuru e os Pontá - povo indígena extinto que habitava a região próxima ao rio Salitre (Nordeste da BA), poderão ser os povos que habitavam a região de Mirangaba, juntamente com os payayás.
A Gruta de Santo Antônio, situada a 200 metros da estrada e rua da localidade de Volta da Serra em Taquarendi.
Um santuário fantástico dentro das rochas. A missa é celebrada no seu interior com uma beleza esplendorosa, um presente que a natureza presenteou a Volta da Serra de Taquarendi de Mirangaba.


Fonte: Diário da Chapada (fotos Internet)

VEJA + FOTOS DA GRUTA AQUI




CACHOEIRA DE NUGUAÇU




A cachoeira da Serra como é conhecida por moradores e turistas, é formada pelo Rio Grande e é uma das maiores e mais bonitas da cidade de Mirangaba com várias quedas d’águas em seu curso. Com uma bela paisagem tipicamente de caatinga, e várias espécies de flores e répteis que encantam a todos os visitantes que vem conhecê-la. A tranquilidade do Rio Grande é quebrada pela cachoeira que atrai a atenção de todos com seu esplendor.

Do Distrito até a Cachoeira são 05 km em estrada de terra e trilha (cerca de 10 min. de carro), até o pé da Cachoeira. Uma caminhada fácil, mas que deve ser feita com a presença de um guia local.

FONTE: cidademirangababa.blogspot.com (fotos Internet e Ratinho)
 
VEJA + FOTOS DA CACHOEIRA AQUI